O Congresso
O Congresso celebra os 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
A reflexão parte de dados históricos para fazer um balanço de alguns aspectos da contribuição das FMA para a educação, identifica caminhos diacrônicos e sincrônicos, estimula o diálogo com os desafios atuais para relançar a missão educativa no presente e no futuro.
A reflexão faz parte do processo promovido pelo Papa Francisco para “construir” um Pacto educacional global e cooperar em um novo modelo de desenvolvimento.
Objetivos
-
Aprofundar o conhecimento do Instituto em seu desenvolvimento e relançar a missão das FMA, buscando uma reinterpretação da educação preventiva hoje, inédita, com atenção específica aos jovens em diferentes contextos.
-
Conscientizar sobre as potencialidades e os desafios de uma cultura e prática educativa salesiana chamada a inserir-se e renovar a educação nos diversos contextos, sem se conformar com os costumes menos respeitosos da pessoa na sua integralidade.
-
Realizar um diálogo de estudo visando colocar-se no pluralismo de forma mais consciente e repropor os eixos principais da proposta antropológica e, consequentemente, pedagógica e salesiana de forma estimulante e inovadora.
-
Oferecer elementos de reflexão e método para influenciar as políticas educacionais e de formação do Instituto e ajudar a forjar um pacto educacional global por uma sociedade mais humana e humanizadora.
-
Fortalecer a rede com outras instituições educativas em nível internacional, destacando o patrimônio educativo do Instituto, o bem comum da sociedade e da Igreja.
​
O Congresso se desenvolve com interpretações multidisciplinares e multiculturais, em três
sessões.
​
Primeira sessão: Caminho histórico entre dados e vidas
​Traçar um panorama do Instituto (casas, pessoas, obras em cada país de presença ao longo dos 150 anos), identificando hipóteses e percursos de pesquisa à luz da historiografia atual.
Evidenciar alguns aspectos diacrônicos e sincrônicos da contribuição das FMA em diferentes contextos, especialmente por meio do compromisso com a educação feminina junto às classes populares e médias.
Colher da experiência pontos de reflexão crítica para a realização da missão salesiana na Igreja e na sociedade.
As sessões de trabalho
Segunda Sessão: Comparado com os desafios da educação hoje
​Conscientizar sobre alguns desafios transversais presentes na vida contemporânea que têm forte impacto na mentalidade (criam formas de pensar, conduzem a uma certa forma de interpretar a realidade, o homem, a sociedade, a cultura, as relações, as instituições, a política, a educação, a aprendizagem, etc.) .) e nos comportamentos concretos do indivíduo e da comunidade, em particular dos jovens e educadores de hoje, nos processos de crescimento.
Conscientizar sobre a da multiplicidade de contextos e apelos à educação.
Compreender melhor e dialogar com algumas antropologias contemporâneas para reconsiderar seu impacto nos processos de formação e orientar os esforços educacionais.
Terceira Sessão: Caminhos e perspectivas para o futuro da educação à luz do Sistema preventivo
​ Refletir sobre alguns núcleos do Sistema Preventivo, como esses são compreendidos e vividos hoje pelas FMA e pelos leigos que compartilham a missão nas comunidades educativas em vários contextos.
Refletir sobre alguns núcleos do Sistema Preventivo, como esses são compreendidos e vividos hoje pelas FMA e pelos leigos que compartilham a missão nas comunidades educativas em vários contextos.
-
Piera Ruffinatto (Preside)
-
Eliane Anschau Petri
-
Hiang-Chu Ausilia Chang
-
Maria Antonia Chinello
-
Marcella Farina
-
Josmy Jose
-
Grazia Loparco
-
Magna Mayela Martínez Jiménez
-
Lucy Mutoni Nderi
-
Enrica Ottone
-
Martha Séïde
-
Maria Teresa Spiga
-
Maria Spólnik
-
Katarzyna Szczodrak