top of page

Boas práticas

Na terceira sessão da Conferência “Caminhos e perspectivas para o futuro da educação à luz do Sistema preventivo”, são apresentadas algumas “boas práticas sobre o Sistema Preventivo” vivenciadas e atualizadas hoje em alguns de nossos trabalhos/presenças.
 

África

Ecole Alternative "Saint Joseph", Cotonou (Benin)
francês

Editado por Tiziana Borsani

A Ecole Alternative Saint Joseph e os Espaces Eveil nasceu da paixão educativa de acompanhar crianças e jovens para "ser bons crentes e honestos cidadãos". As iniciativas visam prevenir os riscos de exploração e delinquência juvenil; permitir que as crianças e os jovens usufruam dos seus direitos e, em particular, do direito à educação. Nos centros, o sistema preventivo é vivido diariamente através da escuta atenta e discussão sobre o projeto de vida das crianças e jovens, a presença educativa, a partilha dos valores pregados pelo Evangelho durante a "palavra do dia ": uma educação integral.

Preparing the most vulnerable young women for a better future, Addis Ababa (Ethiopia)
inglês

Editado por Nieves Crespo

Mary Help College Professional Formation. É a história da cooperação com o Fundo Global de Solidariedade, as Missionárias da Caridade e o Serviço Jesuíta aos Refugiados para mudar a vida dos jovens mais vulneráveis, especialmente mulheres jovens. Um excelente exemplo de trabalho em rede intercongregacional, respondendo às necessidades do mercado, promovendo competências técnicas, tornando os jovens competentes e introduzindo-os no mundo do trabalho.

Un progetto agricolo tutto al femminile: empowerment di donne in situazione di conflitto (Sud Sudan)
italiano

Editado por Lourdes Hermoso

As mulheres no Sudão do Sul estão entre a população mais vulnerável. Muitos dos grupos étnicos locais não promovem sua educação e organizam casamentos para eles, mesmo quando são muito jovens. Desde 2013, o Centro de Promoção aumentou as atividades e projetos nesse sentido, pois devido à guerra muitas mulheres de diferentes etnias tiveram que emigrar à força e afluíram para os arredores da missão. Inicialmente, eram oferecidos cursos de alfabetização, arte e artesanato local. Mais tarde, foram adicionados programas de corte e costura, agricultura e alimentação. A permanência no Centro transformou a realidade de muitas mulheres: muitas delas que chegaram sem formação, sem possibilidades econômicas e, sobretudo, com baixa autoestima devido às tradições culturais e à violência no país, conseguiram levantar a cabeça, andar de cabeça erguida olhando o presente e o futuro deles e de seus filhos.

Apprentissage par des mises en situation professionnelle, Pointe Noire (Congo Brazzaville)
francês

Editado por Florance Minkoue

O Centro de Formação Profissional Madre Morano foi criado em 2006 para atender às necessidades de formação de meninas que não têm acesso à educação. Considerando o aumento das taxas de desemprego e precariedade na cidade de Pointe Noire, e especialmente em nosso distrito de Mpaka 120, a equipe de monitoramento e avaliação do Centro de Formação Profissional "Madre Morano" optou por uma mudança total de metodologia: formação ganhando experiência ao longo do curso de capacitação, graças ao agendamento de reuniões periódicas com os profissionais. Os resultados positivos desta escolha, nos últimos anos, permitiram estabelecer parcerias com o Ministério da Capacitação, o Banco Mundial e o Rotary Club de Pointe Noire para formação de curta e longa duração e integração imediata no mercado. O principal objetivo perseguido pela nossa comunidade educativa é acompanhar os jovens da PCP para serem "bons cristãos (crentes) e honestos cidadãos".

América

Un sueño echo familía, Rio Negro (Argentina)
espanhol

Editado por Ariana Elisabeth Porro

A boa prática é uma iniciativa das ex-alunas das FMA do Rio Negro (Argentina). A Escola Secundária Río Negro Sagrada Família é uma escola secundária, que dá continuidade à educação salesiana ministrada no nível primário em outro colégio da cidade. Havia o sonho de poder abrir uma escola secundária, havia um grupo de mulheres entusiastas e apaixonadas pela educação, que souberam realizá-lo com paciência e teimosia para dar aos jovens, especialmente aos mais pobres, um espaço para aprender o conhecimento e a vida.

Educomunicação na ação social, Conferenza Interispettoriale Brasile
português

Editado por Silvia Silva

Este projeto visa tornar visível a identidade carismática salesiana na Rede Salesiana Brasileira, especialmente no que se refere à ação social. De fato, estamos convencidos de que a educação pode ser eficaz no desenvolvimento de ações sociais para a transformação do território e dos contextos socioeducativos e comunicativos.

Green Bess Brasil em açao: semeadores do futuro, Lins/São Paulo (Brasile)
português

Editado por Ivone Yared

O Projecto iniciou em fevereiro de 2019. Ele faz parte dos Projetos Interdisciplinares, que acontecem desde 1989 na FEINTER (Feira Interdisciplinar) no Centro Educacional “Nossa Senhora Auxiliadora”, na cidade de Lins, no estado de São Paulo.

Esse Projeto não tem data para conclusão. Ele sempre será desenvolvido pelos estudantes, com outras ações e enfoques diferentes. O objetivo central é sempre atender às necessidades locais, garantindo assim, a promoção, a proteção e o respeito aos Direitos Humanos e do Meio Ambiente.

Os Guardiões da Criação, Recanto da Cruz Grande, Itapevi/São Paulo (Brasile)
português

Editado por Celene Couto

A Obra Social Recanto da Cruz Grande está localizada na cidade de Itapevi, no Estado de São Paulo, Brasil. Atua em três frentes de missão: Escola Irmã Jécia Pinheiro (Educação Formal) - do 1º ao 5º ano, total de 280 alunos de 6 a 10 anos; Projeto Social Crescendo em Cidadania (Serviço de Fortalecimento de Vínculos) 160 educandos de 8 à 17 anos; e Casa Lar Madre Mazzarello (Serviço de alta complexidade), os abrigos da cidade num total de 50 internos de zero à 17 anos. Todos os projetos e ações desenvolvidos refletem a opção fundamental do Sistema Preventivo, que é a predileção pelos jovens mais pobres, fracos e vulneráveis. Bater latas ou plantar hortaliças/frutas são, entre outras ações, o modo concreto e inculturado de viver no hoje da historia do Recanto e do povo da Cruz Grande o sonho educativos dos fundadores. A educação é coisa do coração e por isso é uma prática de liberdade que permite transformar corações de modo que sejam comprometidos com a história para que assumam verdadeiramente sua missão de Guardiões da criação. Só assim podemos ser felizes aqui e na eternidade.

El Sistema Preventivo: un ecosistema para aprender y enseñar la vida en felicidad, Santa Marta (Colombia)
espanhol       

Editado por Lucía Duque Aristizábal

O projeto "Gero consciência ecológica, suas mãos são minha voz e juntos geramos mudança" é uma experiência vital de felicidade porque mobiliza grandes transformações na pessoa, nos relacionamentos e no ambiente educacional da comunidade María Auxiliadora, Escola Normal Superior. A experiência decorre do interesse, da reflexão e da necessidade de quebrar as barreiras de comunicação com as meninas surdas e abordar os problemas do contexto educacional relacionados ao consumo indiscriminado de alimentos que geram lixo, prejudicam o corpo e a terra, poluindo e destruindo o ecossistema.

Escuela de Catequistas Parroquiales "Juan Pablo II", Fortul/Arauca (Colombia)
espanhol  

Editado por Luisa Margarita Zuluaga

A obra está localizada na Amazônia colombiana, na fronteira com a Venezuela, onde o conflito armado colombiano e o narcotráfico fizeram sentir fortemente seus efeitos devastadores: violência, exploração e pobreza que chega à miséria. Verdadeiro território de missão. A Escola Paroquial de Catequistas João Paulo II destina-se aos catequistas da Diocese e aos animadores, maiores de 14 anos, pessoas simples, agricultores, sem muita preparação acadêmica, dedicados à criação e à agricultura; há também catequistas profissionais, professores, sacerdotes, seminaristas e religiosas, todos integrados e empenhados no processo de renovação e construção da comunidade diocesana da qual participam num clima de sinodalidade missionária.

Centro Catequistico de la “Obra del Niño Jesús”, Bogotá (Colombia)
espanhol       

Editado por Nancy Venegas Aponte

O "Centro Catequético" originou-se da devoção ao "Niño Jesús del Barrio 20 de Julio" em Bogotá, idealizado e propagado por Juan del Rizzo SDB, nos arredores da cidade. Nasceu humildemente entre os necessitados do lugar, mas logo foi reconhecido como Santuário, com uma paróquia anexa. Os destinatários do Centro Catequético são diversos e heterogêneos, de acordo com os programas que oferece: 500 meninas e meninos (9-13 anos) por ano; 150 jovens entre 14 e 20 anos por ano; 800 mulheres (25 -35 anos) por ano. Os adultos são principalmente arrimos de família; pais de crianças e jovens. Também estão incluídos os catequistas em preparação e na prática, pois são formados pela Escola de Catequistas e por sessões de atualização, respectivamente.

Escuela de Orientación Social. Forjando el porvenir con dignidad y esperanza, San José (Costa Rica)
espanhol 

Editado por Aracely Mayorga Rivas

A Escola de Orientação Social, um trabalho que Irmã María Romero iniciou em 1968, continua a fazer muito bem a muitas jovens que buscam acessar uma educação global que restaure a esperança, a resiliência e sua dignidade como pessoa.

O projeto pastoral institucional da obra é um programa socioeducativo adaptado às necessidades e tendências educativas, como uma oportunidade para ajudar mulheres e jovens a enfrentar o futuro e gerar esperança para seu crescimento pessoal e social e para o desenvolvimento do país.

A Escola de Orientação Social, um trabalho que Irmã María Romero iniciou em 1968, continua a fazer muito bem a muitas jovens que buscam acessar uma educação global que restaure a esperança, a resiliência e sua dignidade como pessoa. O projeto pastoral institucional da obra é um programa socioeducativo adaptado às necessidades e tendências educativas, como uma oportunidade para ajudar mulheres e jovens a enfrentar o futuro e gerar esperança para seu crescimento pessoal e social e para o desenvolvimento do país.

Educamos y evangelizamos a través de la radio en el corazón de la Selva Amazónica, Yaupi (Ecuador)
espanhol      

Editado por Consuelo Chiriboga Hebly

Com a pandemia do Covid-19, todas as nossas atividades educativas destinadas a atingir as comunidades da selva amazônica na área de Yaupi, Morona e Méndez pararam. Como acompanhar os alunos? Nossa única resposta foi não abandoná-los, não deixá-los sozinhos na selva. Essa é a ideia por trás do ensino à distância com Rádio, na língua Shuar com auxílio do espanhol, dentro do Currículo de Educação Intercultural Bilíngue (MOSEIB). Nosso público-alvo são jovens homens e mulheres da etnia Shuar, com idades entre 12 e 19 anos, pessoas com pouquíssimas oportunidades de estudar e participar de outras instituições de ensino, em busca de possibilidades de ensino superior.

Casa Misión “Nuestra Señora de Guadalupe”, Petén (Guatemala)
espanhol       

Editado por Patricia Aguilar

As Filhas de Maria Auxiliadora são missionárias na Paróquia de San Luis Petén, uma grande paróquia composta por 186 comunidades, das quais 157 católicas em meio a uma bela reserva natural, com uma população multicultural e multilíngue composta por indígenas, Povos Maias: Q`eqchi` , Mopán e Quiche, junto com uma pequena comunidade mestiça. Trabalhamos na formação de agentes pastorais, na pastoral das famílias, na pastoral dos migrantes. O acompanhamento de algumas comunidades é também apoiado pelo Vicariato Apostólico de Petén, pela Comissão de Catequese (Coordenação), pela Comissão de Pastoral Juvenil e pela Comissão de Missão, que anima as pequenas comunidades missionárias (comunidades eclesiais de base).

Aprendiendo a caminar contigo. Sistema preventivo y migración, Monterrey (Messico)
espanhol

Editado por Ana Cristina Chavira Sáenz

Dada a grande variedade de tipos de migrantes, decidimos trabalhar com famílias que buscaram refúgio no México e estão tentando se integrar à sociedade de Monterrey. A nossa atenção centra-se na oferta de oportunidades educativas especialmente para crianças, adolescentes e jovens (dos 4 aos 17 anos) que procuramos incluir regularmente no Sistema Nacional de Educação. Cuidamos também de ajudá-los a alcançar os outros graus de ensino, que lhes permitam fazer jus à sua formação, pois devido à situação migratória que vivenciaram, muitos deles perderam vários anos de escolaridade ou mesmo nunca frequentaram a escola. Recorremos também às mães, ainda muito jovens (entre os 17 e os 35 anos) que tiveram pouco acesso à educação e procuramos acompanhá-las e dar-lhes formação em aspetos básicos como saúde, educação dos filhos para garantir uma vida melhor e trabalho mais bem pago.

Proyecto Maín: educación en valores, Callao (Perù)
espanhol

Editado por Mildred Avila Miñan

O "Projeto Main" é uma iniciativa da União Exallieve delle Filhas de Maria Auxiliadora di Callao, cidade à qual acolheu a primeira comunidade FMA do Peru. É uma proposta projetada para três anos que foi posteriormente prorrogada por mais três anos. O principal objetivo era educar as crianças do "Assentamento Humano Daniel A. Carrión" em valores e capacitar suas mães, fortalecendo assim os fatores de proteção para a prevenção de comportamentos de risco social e mudando seu futuro.

Impulso al protagonismo Yanomami en el encuentro intercultural, Alto Orinoco (Venezuela)
espanhol

Editado por María Isabel Eguillor e María Henar Alcalde

A Educação Bilíngue Intercultural é “um princípio socioeducativo que implica o reconhecimento de ambas as culturas e das demais culturas do país com o qual entram em contato, enriquecendo-se mutuamente, sem danificar ou destruir o núcleo fundamental de cada uma delas”. Destinatários diretos deste Projeto de Educação Intercultural Bilíngue são crianças e jovens, juntamente com adultos da Comunidade educativa (pessoas docentes, administrativas, bem como pais e representantes) da etnia Yanomami que vivem nas misteriosas selvas da Amazônia da Venezuela e são chamados assim porque se definem como "pessoas que fazem sua casa".

Ásia

Educazione dei bambini alla spiritualità ecologica, Seoul (Corea del Sud)
inglês

Editado por Lee Mi Young Gemma

O programa de educação de espiritualidade ecológica para crianças de 3 a 5 anos é realizado durante todo o ano letivo no Jardim de Infância Salesio Seongmi. Em 1995 foi lançado um “programa de campismo ambiental” para acompanhar as crianças e fazê-las crescer como pessoas capazes de assumir a responsabilidade pelo seu presente e futuro. Posteriormente, dois outros programas foram estudados e implementados: “Acampamento de Unificação da Paz” (1997) com o desejo de paz para viver na península coreana; “Acampamento da Paz” com um olhar sobre o mundo, por ocasião da eclosão da guerra no Iraque (2003). No início de 2000, nos perguntávamos: "Por que Deus nos deu sementes de repolho pequeno em vez de repolho grande?". Assim se desenvolveu o "Programa de Espiritualidade Ecológica", que cria e desenvolve a amizade com a natureza, com as pessoas e com Deus nos lugares cotidianos da vida. Em 2010, devido à forte mudança climática, começamos a refletir sobre o sistema preventivo e a espiritualidade ecológica de Dom Bosco.

Accompanying the Young at Risk on life’s Journey towards Family Integration, Mumbai (India)
inglês

Editado por Moksha Mary Anthonappa

FMA YaR Índia é composta por todas as casas que oferecem um ambiente familiar para crianças carentes menores de 18 anos que precisam de um ambiente familiar seguro. Um lar para meninas maiores de 18 anos, com instalações para continuar sua educação, tornar-se estável na vida e reintegrar-se à sociedade. O sonho acompanha os jovens em risco rumo ao desenvolvimento integral, guiando-os e capacitando-os a construir suas próprias famílias e apoiá-los.

Home of Love, Manipur (India)
inglês

Editado por Teresa Karottukunnel

Em 1993, após algumas visitas ao presídio, percebeu-se a necessidade de tratar mulheres viciadas em produtos químicos. De fato, aconteceu que os pais pagaram à polícia para prender a filha e mantê-la na prisão, porque não podiam controlá-la. Infelizmente, não há grandes centros de atendimento para meninas em Manipur. foi assim que se decidiu abrir um centro de reabilitação para mulheres jovens.

Catechesis and Evangelization through Village touring, Shillong (North East India)
inglês

Editado por Maristella Ryngkhlem

A maioria das comunidades fma do nordeste da Índia estão localizadas a grandes distâncias umas das outras. As irmãs estão assim empenhadas em tempo integral na evangelização direta, enquanto outras fazem catequese em casa e na paróquia, preparam crianças e adultos para os sacramentos da iniciação cristã, visitam aldeias e famílias nos feriados e ocasiões especiais. O resultado é que todos os anos há um bom número de conversões e adesões à Igreja Católica. Isso acontece com a cuidadosa observância do sistema preventivo como espiritualidade na missão de catequese e evangelização.

Laura Vicuña Foundation: Child protection clinic on wheels, Quezon City (Filippine)
inglês

Editado por Maria Victoria Santa Ana

Laura Vicuña Foundation's (LVF) Child Protection Clinic (CPC) on Wheels é uma estratégia preventiva para combater o abuso, a exploração e o tráfico de crianças. Implementadas pela equipe principal da LVF com voluntários de base da área, as atividades visam fortalecer a capacidade dos jovens de construir seu mecanismo de enfrentamento e sua resiliência por meio de sessões de habilidades para a vida. O CPC sobre Rodas visa criar uma cultura de proteção para as crianças, as mais fracas e indefesas da sociedade. Como qualquer "clínica", oferece sessões de aprendizagem sobre os direitos da criança, comportamentos protetores, proteção e prevenção de abusos, catequese e Grupos Juvenis Salesianos (SYG). Ele oferece um serviço de atendimento sempre pronto para ouvir, oferece ajuda e encaminhamento para aqueles que procuram assistência em casos de abuso e nutrição suplementar regular e missões médicas ocasionais. O projeto é uma missão de prevenção contra o abuso infantil e uma evangelização na qual são curados os traumas da alma sofridos com abuso e exploração no ambiente familiar.

Europa

Il VIDES per l’educazione delle donne. Percorsi, sfide e prospettive, Ambito per la Pastorale giovanile
italiano

Editado por Annecie Audate

O VIDES (Voluntariado Internacional Mulher Educação e Desenvolvimento) nasceu da proposta do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). O VIDES desempenha um papel importante junto às Nações Unidas, levando denúncias positivas ao Conselho de Direitos Humanos, ou seja, apresentando as boas práticas das irmãs e voluntários salesianos que, in loco, lidam com os setores mais vulneráveis ​​da sociedade. Trabalhando de perto com as diferentes realidades da sociedade civil sobre os direitos das crianças, jovens e mulheres, o VIDES pode influenciar positivamente as políticas educacionais desses grupos em risco. A boa prática concentra-se sobretudo no trabalho do VIDES para o empoderamento das mulheres na perspectiva carismática do sistema preventivo.

Global Youth Agenda Initiative -Youth for Human Rights, Ambito per la Pastorale giovanile
italiano

Editado por Sarah Garcia

O Escritório de Direitos Humanos, fundado em 2007 em Veyrier-Genebra (Suíça), é a representação do Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) junto às Nações Unidas (ONU). O IIMA prevê um "mundo em que todos possam realizar todo o seu potencial para serem cidadãos livres e responsáveis". No Conselho de Direitos Humanos, o IIMA é reconhecido como defensor do direito à educação para todos e promotor do empoderamento de crianças, jovens e mulheres. Para cumprir sua visão-missão, o Escritório de Direitos Humanos se inspira nos princípios do Sistema Preventivo e se compromete a traduzi-lo para a linguagem dos direitos humanos por meio de seus pilares de atuação: advocacia, capacitação, comunicação e trabalho em rede. Para implementar efetivamente o método salesiano, o IIMA baseia sua ação na Educação para os Direitos Humanos.

Le Istituzioni Superiori delle FMA (ISS-FMA): una rete globale al servizio dei giovani, Ambito per la Pastorale giovanile
italiano

Editado por Ivone Goulart Lopes

As Filhas de Maria Auxiliadora fundaram centros culturais, escolas de todos os tipos e níveis, até a Universidade, elevando o nível cultural de seus membros, de modo a influir significativamente na educação das novas gerações através de uma educação de qualidade capaz de formar cidadãos atentos, conscientes e proativos na sociedade do nosso tempo, guiados pelo espírito de "da mihi animas coetera tolle" e de: "A ti as confio". ISS são comunidades acadêmicas que acompanham estudantes universitários e docentes e não docentes. São lugares de elaboração de conhecimento e formação crítica, onde se exercem funções de ensino, pesquisa e serviço à sociedade na Igreja. Elas concebem a ação pastoral como o caminho para realizar a missão evangelizadora. Fiéis ao Sistema Preventivo, assumem uma visão que engaja todos os integrantes no desenvolvimento de uma cultura humanizadora e educa as pessoas para se tornarem agentes de transformação social.

L’esperienza del Servizio Civile in Italia
italiano

Editado por Francesca Barbanera

Há cerca de 20 anos, todas as inspetorias italianas das FMA se envolvem em uma experiência muito significativa sob muitos pontos de vista - tanto para as obras como para os jovens - tanto que se revelou uma oportunidade pastoral excepcional: o Serviço Civil Universal. Trata-se de um programa do Estado italiano, coordenado pelo Ministério de Políticas de Juventude, que apoia a possibilidade de introduzir jovens de 18 a 28 anos em algumas estruturas credenciadas, para realizar atividades de interesse público, visando o bem comum. Esta oportunidade permitiu a muitos jovens entrar em contato com o carisma salesiano, conhecer a realidade das FMA e do Movimento Juvenil Salesiano e colaborar estreita e estreitamente na missão educativa.

En red caminando con los más vulnerables: las Plataformas Sociales FMA España
espanhol

Editado por Ana María Sarabia

As Plataformas Sociais (PS') como ambiente educativo são constituídas sob a titularidade de cinco entidades civis sociais: a Associação Valponasca, a Fundação Canaria Main, a Fundação María Auxiliadora, a Fundação Mornese e a Fundação Valsé. Desde 2000, as FMA das PS pertencem ao Coordenador Estadual das Plataformas Sociais da Espanha (CEPSS), rede criada pelas Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora da Espanha com o objetivo de compartilhar resposta que o carisma salesiano contribui para a realidade das pessoas mais vulneráveis de nossa sociedade.

“Tejiendo red, construyendo futuro”: las escuelas de las Salesianas en España
espanhol

Editado por Emilia Rosado Morales

A rede de escolas salesianas na Espanha é uma "família" composta por 1 Centro de Estudos Universitários, CES Dom Bosco-Madri, com cerca de 950 alunos e 60 educadores; 42 escolas, distribuídas em 10 comunidades autônomas e de diversos portes, para um total de cerca de 22 mil alunos e 1.400 educadores. "Tecendo uma rede, construindo o futuro": uma rede de escolas que existe graças a "rede de encontros entre pessoas" que tornam essa possivel; graças às equipes de reflexão que a promovem e à força do carisma salesiano que sempre abre caminhos de esperança.

Oceânia

The FMA Educational Response in the Solomon Islands (Gizo)
inglês

Editado por Annamaria Gervasoni

Gizo é a capital da província ocidental das Ilhas Salomão e é a segunda maior cidade do país. Está localizado a aproximadamente 380 quilômetros a oeste-noroeste da capital, Honiara. As fma chegaram lá em 2018 para a gestão do Centro de Formação Urbana São Pedro, escola técnica diocesana. Em 2020 foi construída a escola primária diocesana, no povoado de Nusabaruku, nos arredores de Gizo. Acolhe 200 crianças da comunidade de Kiribati, que não tiveram acesso à educação formal porque a escola do governo era muito distante. Para chegar à escola, eles precisam fazer uma curta viagem de barco todos os dias e subir o morro. A escola é uma resposta local ao clamor da terra (o assentamento de Nusabaruku está experimentando a elevação do nível do mar: toda maré alta inunda casas, caminhos e campos) e dos pobres (até agora o povo de Kiribati é considerado "diferente" dos habitantes das Ilhas Salomão , pois mantém uma língua, tradições, estilo de vida próprios e dificilmente se mistura com a população local).

bottom of page